Orixás

A tradução literal da palavra fala em Ori – parte individual de cada pessoa, Xá – Divindade, Deus, unindo essas duas sílabas temos o termo, Orixá, deus que habita cada um.

Provenientes de varias regiões da África, chegados ao brasil, um país rico em alimento, imensamente diverso em sua Fauna e Flora.

Em sua maioria negros escravizados, mesmo nesta situação improvável, encontraram meios de perpetuarem sua fé.

Com a diferença territorial e falta de muitos materiais usados no culto na diáspora africaca, nós acreditamos que os próprios orixás, manifestados em seus filhos, provaram e escolheram o que serviria para substituir o que não seria encontrado em nossas terras.

Durante várias décadas a presença do negro e consequentemente a força divina negra, foi perseguida pela sociedade branca, os rituais foram suprimidos e por consequência muitos foram extintos.

Aqui na região sul do Brasil, pelo difícil acesso das embarcações, tudo que podia ser mantido, permaneceu, tudo que precisava ser adequado ou por sua vez modernizado, desta forma transcorreu, criando um culto único, que a mais de 100 anos é chamado Batuque do Rio Grande do Sul.

Orixás

BARÁ

ÒGÚN

OIÁ - IANSÃ

XANGÔ

ODÉ E OTIM

OBÁ

OSSÃE

XAPANÃ

OXUM

IEMANJÁ

OXALÁ